domingo, 26 de abril de 2009

COMPREENDER O TANTRA


Tantra acredita na iluminação repentina. O Yoga acredita no desenvolvimento gradual, um conceito matemático, científico: cometeu erros, tem que sofrer por eles, somente com o sofrimento pode tornar-se liberto. O Tantra diz apenas o oposto. Tantra é uma aproximação muito poética, não aritmética, acredita no amor, não na matemática; acredita na iluminação repentina. Temos milhões de acções e se tivermos que pagar por todas elas parece impossível a iluminação. Se esta for a maneira, então o crescimento parece um sonho impossível.

No tantra as acções não são a questão, foram cometidas porque era ignorante, o tantra diz que você não é responsável perante elas. Se alguém for responsável, então o todo -- você pode chamá-lo deus -- O deus pode ser responsável, mas você não. Você não se criou a si próprio, foi-lhe dado o nascimento, você foi criado -- então o criador deve ser responsável, não você. E todas as acções foram cometidas na ignorância, não estava consciente do que fazia, na escuridão veio o conflito com outro, na escuridão tropeçou em cima das coisas e algo aconteceu.

Tantra diz que a única coisa que é necessária é a luz, a consciência, somente uma coisa tem que ser feita: não premaneça ignorante, torne-se consciente. Sem consciência, que significa dizer, “eu sou”? Tantra diz que em todas as vidas onde permaneceu adormecido não é responsável. Esta é a primeira libertação que o tantra lhe dá. E na base dela, muitas coisas tornam-se imediatamente possíveis, não necessita esperar milhões de vidas, a qualquer momento a porta pode abrir.

Não é um processo gradual, é um despertar repentino -- e tem que ser assim. Quando está adormecido e alguém tenta acordá-lo, é um processo gradual ou uma coisa repentina? Ou está acordado ou está adormecido. Se ouvir alguém a chamar o seu nome, está acordado, os olhos podem estar fechados, mas se se tornar consciente que alguém o está a chamar, está já está acordado. Não é um processo gradual, é um salto repentino. Quando uma pessoa morre, é um processo gradual? Como pode uma pessoa estar metade-viva? Quando ama uma pessoa, ama dez por cento, vinte por cento, trinta por cento? Ou ama ou não ama. Há alguma possibilidade de dividir seu amor? Não. Amor, vida, morte, todos acontecem de repente. E o mesmo é verdadeiro sobre a iluminação. É uma coisa repentina.

Tantra focaliza na pessoa, na consciência. Se for ignorante, o tantra diz que está limitado para cometer erros. Na ignorância, o erro é natural. Na iluminação, a virtude é natural. Se estiver desperto, a sombra cai e a sombra está cheia da luz. E a sombra nunca prejudica ninguém, não pode prejudicar; tem um sabor do desconhecido, do imortal. Tantra é um ensino grande. Não ensina sobre actos, ensina sobre o ser, o Ser pode ser mudado. Se tiver a intensidade da compreensão, se trouxer o seu esforço total, energia, uma chama vem a cima do seu ser como um relâmpago, como se fosse escuro e alguém trouxesse uma luz. E o tantra diz que com essa luz, o passado se torna simplesmente irrelevante. Nunca lhe pertenceu. Naturalmente, aconteceu, mas aconteceu como se fosse um sonho e num sonho estava naturalmente adormecido. Aconteceram muitas coisas, boas e más, mas aconteceram toda no inconsciente, você não era responsável. E tudo do passado é queimado de repente, um fresco e ser virgem vem acima -- esta é a iluminação repentina.

O Yoga apela aos povos pela estrura, pode compreender Patanjali muito fàcilmente porque cabe na sua própria mente, a mente lógica, pensar matemático. A compreensão de Patanjali é comum Você pode ser um pensador muito pequeno, e Patanjali pode ser um pensador grande, mas você pertence à mesma dimensão. Se fizer pouco esforço pode compreender Patanjali; pode praticar Patanjali. Mas para compreender Tantra tem que entrar numa dimensão completamente desconhecida, tem que mover-se num caos. Destruirá todos seus conceitos, toda a sua matemática, toda sua lógica, toda sua filosofia. Destrui-lo-á simplesmente completamente. Não estará satisfeito a menos que você for destruído completamente e um ser novo se levantar.
Com Patanjali você será modificado, tornar-se-á melhor e melhorar-se-á e o processo é infinito, pode ir por muitas vidas que tornam-se melhores e melhores. Com Tantra simplesmente salta no abismo, nenhuma etapa está lá; abre simplesmente as suas asas e começa voar. Com Patanjali você se move num carro de bois, muito lentamente, sempre no controle, pode travar a qualquer momento. E a dimensão é horizontal, é a mesma, o mesmo plano. Com Tantra as mudanças de dimensão tornam-se verticais, é como um avião, movendo-se para cima. Com Tantra pode transcender o tempo. Com velocidade e dimensão diferente, o vertical, o tempo como o conhecemos torna-se irrelevante. Esta é a diferença entre o tantra e o yoga: o yoga é horizontal, tantra é vertical. Tantra diz que o tempo é irrelevante, não se incomode sobre o tempo.

O Yoga é esforço, tantra é sem esforço. Com esforço, com sua energia diminuida, e seu ego minúsculo, você luta com o todo. Lutar com o todo é estúpido, como se uma onda estivesse a lutar com o oceano, uma folha a lutar com a árvore, ou sua própria mão que luta com seu corpo. Com quem você está lutando? O Yoga é esforço, esforço intenso. E o yoga é uma maneira de lutar com a corrente, mover-se de encontro à corrente. O Yoga é a maneira não-natural: lute com o rio e mova-se de encontro à corrente! Naturalmente, há um desafio e o desafio pode ser apreciado. Mas quem aprecía o desafio? Seu ego. Se se mover de encontro à natureza está a fortalecer o seu ego -- aquele é o desafio, uma vida sem desafios torna-se monótona porque o ego sente-se com fome. O Ego necessita o alimento, o desafio dá o alimento. Se não houver nenhum desafio, críam-nos; críam obstáculos de modo que possam lutar com os obstáculos.

Tantra é a maneira natural; o frouxo e o natural são o objectivo, não necessita lutar com a corrente; mova-se simplesmente com ela. O rio está indo para o mar, porque luta? Mova-se com o rio, transforme-se uma com o rio, rendição. O Yoga é o trajeto da vontade; o Tantra é o trajeto da rendição, porque o amor é rendição. Esta é a primeira coisa a compreender, a dimensão diferente do tantra tem que ser compreendida -- a dimensão vertical, a dimensão da rendição, de ser natural, relaxada. Não necessita lutar, espera simplesmente. O todo está movendo-se -- por que está com pressa? Por que quer alcançar antes de outro.

Há uma história bonita sobre Buddha: Alcançou a porta do céu. Naturalmente, os povos lá estavam esperando. Abriram a porta, deram-lhe boas-vindas, mas ele olhou para trás para a porta, olhando o samsara, o mundo -- milhões de almas no mesmo trajeto, esforçando-se, na miséria, na angústia, lutando para alcançar esta porta do céu. O guardador da porta terá dito, “ Nós temo-lo esperado. “E Buddha disse, “como posso eu ir quando o outro ainda não chegou? Como posso eu entrar quando o todo não participou nele? Eu terei para esperar.

Esta é uma das introspecções mais profundas do tantra. Tantra diz que ninguém pode se tornar iluminado sozinho. Nós somos partes do todo, nós somos um todo. É dito, nesta história bonita, que Buddha está esperando ainda. O tantra diz que é preciso não ter pressa, e não empurrarmos o outro, e não tentamos ser os primeiros na fila -- seja frouxo e natural. Tudo está indo para a iluminação. Relaxe. Os povos religiosos tornam-se muito tensos: o seu mundo é muito distante, invisível, e estão sempre na dúvida se é lá ou não. E então uma miséria nova levanta-se: talvez estejam a perder este mundo e os outros não existam. Estão sempre na angústia, perturbados mentalmente. Não se torne esse tipo de homem religioso. Aprecie a vida, este momento é o único momento, o momento seguinte tomará cuidado de si. Quando o momento seguinte chegar saberá apreciá-lo.

Tantra é realmente bonito. Tantra é a compreensão mais elevada, e o princípio mais grande. Se não puder compreender o tantra, o yoga é para si. O iogue move-se sozinho. O yoga é para os povos egoistas que olham os outros com condenação . o tantra tem um amor profundo por tudo. Todos pode entrar. . -- todos são bem-vindos. Tantra é para todos, para todos que estam prontos para fazer o salto. Tente agora compreender ........


Por OSHO.

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